Autor: Barry Unsworth
Tradutor: Paulo Cezar Castanheira
Editora: Record
Assunto: Literatura estrangeira, Romance
ISBN: 8501079898
Livro em português - 378 páginas
Brochura - 23 x 16 cm 1ª Edição – 2010
Sinopse
Durante o reinado dos reis normandos, na Sicília do século XII, romanos, gregos, árabes e judeus convivem em harmonia. O jovem normando Thurstan Beauchamp trabalha para Yusuf, um muçulmano que controla as finanças do reino. Considerado um servo leal, Thurstan é destacado para desbaratar uma conspiração contra o rei. Em suas andanças, reencontra uma antiga paixão e conhece a misteriosa e sensual dançarina Nesrin, que encanta a todos com a dança do ventre. Thurstan se vê em uma verdadeira odisseia espiritual, na qual questiona a natureza de suas ambições e a insensatez da reverência pela autoridade real.
O que eu estou achando do livro:
Esta é uma história de enganos, preconceito, sensualidade e choque de culturas. A história de Thurstan Beauchamp se passa num período turbulento da Sicília, recém-conquistada pelos normandos, e habitada por sarracenos, gregos, bizantinos, italianos e franceses. A segunda cruzada acabou e foi um verdadeiro fracasso.
Thurstan é um funcionário do rei Roger, um jovem católico, filho de pai normando e mãe inglesa. Seu cargo, ao menos nominalmente, é de “provedor do rei”, ou seja, responsável pelo entretenimento da corte, por trazer novas atrações para animar a mesa real. Mas o Diwan (nome árabe para Douana) em que trabalha possui outra função, mais escusa. É o órgão responsável por prestar os serviços de que o rei precisa, mas que não pode solicitar abertamente, como o pagamento de subornos e informantes.
E é no cargo de pagador, e não de provedor, que Thurstan está investido quando conhece a dançarina Nesrin e seus companheiros anatolianos, cuja dança do ventre fascina a todos. Ainda não acabei a leitura, mas ele se mostra um pouco confuso em sua escrita, mas, como li resenhas muito interessantes sobre ele, e também ele fala sobre uma dançarina, não custa conferir… Assim que eu ler, eu escrevo o que achei, o problema é que quase todo dia em algo novo pra ler, e mais interessante ou importante e esse coitadinho esta ficando meio.. que .. de lado.
Vou terminar de ler, mas vai demorar, estou sentindo
Nenhum comentário:
Postar um comentário